top of page
Buscar
  • Jennifer Ecológica

Como usar ao máximo a técnica da reciprocidade ?


A reciprocidade é uma das muitas técnicas de persuasão que você pode usar para influenciar os outros a fazerem aquilo que você quer que eles façam. É considerada por muitos como a mais poderosa da natureza humana. Basicamente, afirma que: “se você fizer algo de bom para mim eu vou fazer algo de bom para você”.

A lei da reciprocidade deixa-o com sentimento de culpa, dívida, obrigando você a retribuir. Se eu chamar você para almoçar e no momento da conta eu me antecipar e pagar tudo, você, muito provavelmente, irá se oferecer para pagar o próximo almoço. Exceto meu amigo Wesley, esse nunca paga nada.

Mas será que ela sempre funciona para os negócios? Basta fazer o maior número de favores possíveis e com isso obterei sucesso no mundo corporativo?

A resposta é: DEPENDE.

No Brasil, infelizmente, reciprocidade virou sinônimo de caridade. A palavra foi concebida com uma espécie de véu santificado e foi rotulada com a falácia: “ajude as pessoas sem querer NADA em troca”.

Jura? Nada mesmo?

Mas Fabricio, é impressão minha ou só eu que gosto de ajudar as pessoas sem querer nada em troca? Sim, só você minha amiga:

-Diferentona

-Prima de Dalai Lama

-Alice no país das maravilhas

-Ursinha carinhosa

Respostas racionais não significam NADA, 85% das respostas são provenientes das nossa mente inconsciente.

Estudos recentes realizados no Massachusetts Institute of Technology (MIT), demonstraram que quando fazemos favores aos outros nosso cérebro libera dopamina, o hormônio da felicidade. Então, você não ajuda apenas por ajudar, você faz isso e ganha de bandeja uma belíssima sensação de bem estar.

Todos nós estamos em busca das recompensas inconscientes quando ajudamos o outro. Pode ser bem estar, aceitação pela comunidade ou até mesmo seu pedacinho no “céu”.

Pense e comece a colocar em prática dando algo que surpreenda o seu cliente e voce percebera quantas coisas Boas acontecerão.

Jennifer Ecologica

197 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como ser Revendedor de Bonés ?

Aulas disponíveis em Português Lançamento em Inglês e Espanhol : dia 27.10.2023 Vou te ensinar a criar sua marca de bonés do zero, incluindo criar um logo, definir seu público, aumentar seguidores n

bottom of page